Dia do Escoteiro é celebrado com acampamento em Caçapava do Sul

Bibiana Pinheiro

Dia do Escoteiro é celebrado com acampamento em Caçapava do Sul
Foto: Divulgação

No dia 23 de Abril é comemorado o Dia do Escoteiro, considerado o maior movimento de educação não formal do mundo. Para marcar a data, escoteiros de Santa Maria, São Pedro do Sul estiveram em Caçapava do Sul no último final de semana, junto com um grupo do município, para participarem de três dias de acampamento – oportunidade para fortalecer a comunidade na região.

Conhecidos por ser um movimento educacional capaz de proporcionar aos jovens desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, os escoteiros funcionam com um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira para desenvolver as diferentes faixas etárias e etapas de crescimento. Para isto, os jovens são divididos por ramos:

Um deles é o Lobinho, para crianças de 6,5 anos a 10 anos, é o início de tudo, onde passam pelo processo de socialização e aprendem a viver na natureza através de muitas brincadeiras. Os lobinhos se baseiam as atividades no livro “Mogli o menino lobo”, de Rudyard Kipling.

O ramo Escoteiro, para pré-adolescentes de 11 a 14 anos, é o ramo onde os jovens desenvolvem a autonomia. Os escoteiros seguem a expressão “Explorar novos territórios com um grupo de amigos”: o gosto por explorar; o interesse pela conquista de um território; e o senso de pertencer a um grupo de amigos.

O ramo Sênior, para adolescentes de 15 a 17 anos, com foco no autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, os jovem está em um processo de transformação de criança para adulto. Aqui eles superam seus próprios desafios com ajuda dos amigos.

O ramo Pioneiro, para jovens adultos de 18 a 21 anos, têm como objetivo aplicar atos de serviço a comunidade e se desenvolver como jovem adulto ativo na sociedade.

Atividades

As cidades de Santa Maria e Itaara possuem, atualmente, 367 associados ativos, sendo 254 jovens e 113 adultos. As atividades do movimento incluem atividades de integração, habilidades de sobrevivência, capacidade de resolução de conflitos, criatividade para criar soluções de problemas, respeito a autoridade, autodesenvolvimento, estudo. O movimento tem uma diversidade enorme de atividades, pensadas em desenvolver o jovem além da sala de aula.

Confira os grupos de escoteiros em Santa Maria:

Augusto Severo: Rua Brigadeiro Miguel Lampert, 23 – Camobi, Santa Maria

Henrique Dias: Alameda Buenos Aires, 205 – Nossa Sra. das Dores, Santa Maria

Melvin Jones: Rua João Lino Preto, 1400 – Pinheiro Machado, Santa Maria

SOCEPE: Rodvia BR-158, km 999, s/n – Zona Rural, Itaara

Tupanciguara: Avenida Liberdade, 350 – Noal, Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criança é atropelada por ônibus na região norte de Santa Maria Anterior

Criança é atropelada por ônibus na região norte de Santa Maria

Dia Mundial do Livro: Brasil está no patamar de quase 50% de não leitores Próximo

Dia Mundial do Livro: Brasil está no patamar de quase 50% de não leitores

Geral